Área de Integração
Caracterização da Disciplina
.jpg)
Competências a Desenvolver
Tendo em vista a formação sociocultural de jovens que tendencialmente virão a inserir-se num mercado de trabalho como quadros intermédios, o programa visa favorecer o desenvolvimento de em equipa, a decisão participada e o empreendedorismo individual assumem importância decisiva.
Para dar corpo ao desenvolvimento de competências como iniciativa, autonomia, criticidade, intergração e utilização criativa de saberes, o programa deve ser interpretado como um todo indissociável de que fazem parte a aquisição de conhecimentos culturais/científicos e os procedimentos de investigação, selecção, organização e difusão desses conhecimentos. Importância idêntica é, assim, atribuida aos objetos de aprendizagem, às situações de aprendizagem/avaliação e á criação e utilização dos recursos a seleccionar. A forma por que se optou é sgnificativa da intenção de paridade entre saber e procedimentios.
Em síntese, com este programa pretende-se, essencialmente, desenvolver a capacidade de integrar conhecimentos de diferentes áreas disciplinares, aproximar estes conhecimentos de expriências de vida dos alunos e aplicá-los a uma melhor compreensão e acção sobre o mundo contemporâneo.
Elenco Modular
Temas-problema Modulos |
|
Área I - A Pessoa | 1.1 - A contrução do conhecimento ou o fogo de prometeu |
1.2 - Pessoa e Ciltura | |
1.3 - A comunicação e contrução do individuo | |
2.1 - Estrutura familiar e a dinamica social | |
2.2 - A contrução do social | |
2.3 - A contrução da Democracia | |
3.1 - O Homem e a Terra | |
3.2 - Filhos do sol | |
3.3 - Homem-Natureza uma relação | |
Área II - A Sociedade | 4.1 - A identidade regional |
4.2 - A regiao e o espaço nacional | |
4.3 - Desequilibrios regionais | |
5.1 - A Integração no espaço europeu | |
5.2 - A cidadania europeia | |
5.3 - A cooperação transfronteiriça | |
6.1 - O trabalho, a sua evolução e estatuto no Ocidente | |
6.2 - O desenvolvimento de novas atitudes no trabalho e no emprego, o empreendedorismo | |
6.3 - As Organizações no trabalho | |
Área III - O Mundo | 7.1 - Cultura Global das Culturas? |
7.2 - Um desafio global: o desenvolvimento sustentável | |
7.3 - O papel das Organizações internacionais | |
8.1 - Das Economias-mundo á Economia Global | |
8.2 - Da multiplicidade dos saberes á Ciência como construção nacional do real | |
8.3 - De Alexandra à era digital; a difusão do conhecimento através dos seus suportes | |
9.1 - Os fins e os meios: que Ética para a vada humana? | |
9.2 - A formação da sensibilidade cultural e a transfiguração da experiência: a Estética | |
9.3 - A experiência religiosa como afirmação do espaço esperitual no mundo |