Área de Integração 

Caracterização da Disciplina

  A Área de Integração surge em 1990, no quadro da componente sociocultural dos curriculos de formação de nível 3 das escolas profissionais. A sua designação remete-nos, desde logo, para uma ideia de trasnversalidade e encontro de conhecimentos de diferentes áreas disciplinares, disponiveis necessidade de construir um programa que favoresse simultaneamente a aquisição de saberes oriundos das ciências sociais e da reflexão filosófica e o desenvolvimento de competências capacitantes para a inserção na vida social e num mercado de trabalho em evolução e transformação. Tratava-se de dar corpo a um conjunto de propostas que, assentes em contextos soluções, responsabilidade na realização de projetos, sentido de cooperação na partilha de processos e produtos. Finalidade, dada a diversidade de cursos a que se destinava, havia que dotar o programa de grande adaptabilidade.
 
  Decorridos mais de 10 anos, os objetivos da Área de Integração permanecem. Hoje, há que repensar o programanos seus conteúdos, reformar o modo como se apresentam ao seu público e, muito particularmente, inserir nas suas propostas os grandes progrssos da ultima década: as novas tecnologias de comunicação e informação que ampliam incominsuravelmente a possibilidade a de saber e de agir, abrindo novas dimensões à vida pessoal e social.
 

Competências a Desenvolver

  Tendo em vista a formação sociocultural de jovens que tendencialmente virão a inserir-se num mercado de trabalho como quadros intermédios, o programa visa favorecer o desenvolvimento de em equipa, a decisão participada e o  empreendedorismo individual assumem importância decisiva.

  Para dar corpo ao desenvolvimento de competências como iniciativa, autonomia, criticidade, intergração e utilização criativa de saberes, o programa deve ser interpretado como um todo indissociável de que fazem parte a aquisição de conhecimentos culturais/científicos e os procedimentos de investigação, selecção, organização e difusão desses conhecimentos. Importância idêntica é, assim, atribuida aos objetos de aprendizagem, às situações de aprendizagem/avaliação e á criação e utilização dos recursos a seleccionar. A forma por que se optou é sgnificativa da intenção de paridade entre saber e procedimentios. 

  Em síntese, com este programa pretende-se, essencialmente, desenvolver a capacidade de integrar conhecimentos de diferentes áreas disciplinares, aproximar estes conhecimentos de expriências de vida dos alunos e aplicá-los a uma melhor compreensão e acção sobre o mundo contemporâneo.

Elenco Modular

  Temas-problema
Modulos
Área I - A Pessoa 1.1 - A contrução do conhecimento ou o fogo de prometeu
1.2 - Pessoa e Ciltura
1.3 - A comunicação e contrução do individuo
2.1 - Estrutura familiar e a dinamica social
2.2 - A contrução do social
2.3 - A contrução da Democracia
3.1 - O Homem e a Terra
3.2 - Filhos do sol
3.3 - Homem-Natureza uma relação 
   
Área II - A Sociedade 4.1 - A identidade regional
4.2 - A regiao e o espaço nacional 
4.3 - Desequilibrios regionais 
5.1 - A Integração no espaço europeu
5.2 - A cidadania europeia
5.3 - A cooperação transfronteiriça 
6.1 - O trabalho, a sua evolução e estatuto no Ocidente
6.2 - O desenvolvimento de novas atitudes no trabalho e no emprego, o empreendedorismo
6.3 - As Organizações no trabalho
   
Área III - O Mundo 7.1 - Cultura Global das Culturas?
7.2 - Um desafio global: o desenvolvimento sustentável
7.3 - O papel das Organizações internacionais
8.1 - Das Economias-mundo á Economia Global
8.2 - Da multiplicidade dos saberes á Ciência como construção nacional do real
8.3 - De Alexandra à era digital; a difusão do conhecimento através dos seus suportes 
9.1 - Os fins e os meios: que Ética para a vada humana?
9.2 - A formação da sensibilidade cultural e a transfiguração da experiência: a Estética
9.3 - A experiência religiosa como afirmação do espaço esperitual no mundo

 

 

Trabalho 1 - Algarve 

Os objetivos deste trabalho foi conhecer melhor o Algarve e a sua cultura...
Foi divertido realizar este trabalho porque existem muitas coisas qe nao conhecemos, mas que ficamos a conhecer com o decorrer com o trabalho 
 
 

Trabalho 2 - Monumentos das Taipas

O objetivo deste trabalho foi para recuperar um modelo em atraso

Galeria de Fotos: Monumentos das Taipas