Tecnologias de Informação e Comunicação
Caractarização da Disciplina
As Tecnologias da Informação e Comunicação, vulgarmente designadas por TIC, surgem na matriz circular dos cursos de nivel secundário de educação , enquanto formação geral, no sistema educativo português, como consequência, entre outros, de doi vetores fundamentais. O primeiro tem a ver com o consenso que existe na sociedade portuguesa de hoje , como num futuro próximo, qualquer cidadão que não tenha um domínio minímo destras tecnologias é, de facto, um analfabeto funcional, ficando comprometida a sua integração social. O segundo está intimamente ligado ao facto de a estrutura funciolnal dos modelos de aprendizagem, tradicionalmente vocacionados para uma escola predominantemente informativa, estar em fraca mutação, centarndo-se cada vez mais a ação da escola na gestão da informação e não na sua transmição, atendendo a que as fontes de informaç
ão são cada vez mais plurais e centradas nas TIC.
Neste sentido, a disciplina de tecnologias da Informação e Comunicação integra a componente de formação sociocultural dos cursos profissionais , por forma a garantir aos jovens a aprendizagem de ferramentas diversificadas na ótica do utilizar, indispensáveis ao sucesso pessoal e profissional.
Assim, a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação tem como finalidades:
- Fomentar a disponibilidade para uma aprendizagem ao longo da vida como condição necessária à adaptação a novas situações e à capacidade de resolver problemas no contexto da sociedade do conhecimento;
- Promover a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, bem como a capacidade para trabalhar em equipa numa prespetiva de abertura à mudança, à diversidade cultural e ao exercício de uma cidadania ativa;
- Fomentar o interesse pela pesquisa, pela descoberta e pela inovação, face aos desafios da sociedade do conhecimento;
- Promover o desenvolvimento de competências na utilização das tecnologias da informação e comunicação para possibilitar uma literacia digital generalizada, num quadro de igualdade de oportunidades e de coesão social;
- Fomentar a análise crítica da função e do poder das novas tacnologias da informação e comunicação;
- Desenvolver a capacidade de pesquisar, tratar, produzir e comunicar informação, quer pelos meios tradicionais, quer através das novas tecnologias da informação e comunicação;
- Desenvolver capacidades para utilizar, adequadamente,e manipular, com rigor técnico, aplicações informáticas, nomeadamente em articulação com as aprendizagens e tecnologias específicas das outras áreas disciplinares;
- Promover práticas inerentes às normas de segurançã dos dados e da informação;
- Promover práticas que permitam lidar, por antecipação com os condicionalismo a que estão sujeitos os profissionais da área da informatica, nomeadamente a ergonomia e a saúde ocular.
Elenco Modular
| Módulo | Designação | Duração de referência (Blocos) |
| 1 | Folha de Cálculo | 40 |
| 2 | Gestão de base de dados | 40 |
| 3 | Criação de Páginas Web | 40 |


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